terça-feira, 4 de novembro de 2008

Críticos pra toda obra.



Quando penso na palavra crítica, minha mente me remete ao preconceito.
Quando lembro-me do preconceito, logo vem a cabeça o povo negro. Vamos combinar, esse é o maior dos preconceitos, pois a partir dele que começa o preconceito social. Esses preconceitos são cheios de teses, e parâmetros impostos pela sociedade, englobam muitos aspectos e são muito complexos pra se discutir em apenas alguns trechos e achar que relatei bem. Então em vista de querer ser mais objetiva procurei um assunto, menos agressivo e resolvi falar sobre preconceito musical.

Hoje vou passar de criticada para criticadora ‘se é que existe essa palavra’.
Estou em busca de um dia ver som mais criticado que o pagode.
-É baixo astral.
-É escutado por gente sem cultura.
-É pra quem não tem classe.
-Não entendo como tem gente que ouvi.
-Existem pessoas que perdem tempo pra ouvir pagode?
[...]

Agora, pense comigo e imagine o perfil do jovem maduro que faz essas críticas.
Piercing’s na orelha, no nariz, na língua, etc, acha isso tudo muito lindo.
Ouvem o som da Fergie, do nx zero, do paramore, do 50 cent, e acham as letras superlegais. E o pior dessas pessoas, é que elas acham que possuem o melhor dos gostos, a melhor das escolhas, o melhor pensamento, e que são donos da verdade absoluta.
Aqui vai uma pergunta para aqueles que dizem que os ‘pagodeiros’ tem um péssimo gosto musical, porque o pagode te parece tão ruim? É pela letra? Eu particularmente curto a música pelo som, afinal, música é a arte que consiste em combinar sons de forma harmoniosa; conjunto de sons combinados.
Então lhes digo péssimo gosto musical têm você que curte a guitarra ‘barulho completamente ensurdecedor’, eu gosto mesmo é de me libertar, de não balançar só a cabeça e sim o corpo todo, eu quero é andar sorrindo, sambando merengue, vou viver muito pra ver o furacão passando pela avenida e o fantasmão arrastando toda a massa, adoro acordar e ver que ainda existe axé na cidade da capoeira!

Pagode não precisa ter uma boa letra, o Caetano Veloso têm boas letras, a Elis Regina também, no entanto não vejo essas letras serem publicadas como notícias na folha de São Paulo nem no New York Times. A letra é criada basicamente para acompanhar as cifras, para dar algum sentido a melodia que é solta. Pagode não é boa letra. Pagode é música ‘de ótima qualidade, e muito original’ + swing + samba + axé, e eu sei que você gosta.

2 comentários:

Jamile Santos.! disse...

que foto EMOOOOOOOOO.!
¬¬
haauahauahaua
e de novo, outra vez, bis e repetindo eu nao LI SEU POST.!
pq vou sair agora e nao tenho tempo.! ;D
ta atualizando agora td dia é?!
iiih aprendeu a mecher em quase tudo, fia.!
parabeens.!

Celinho disse...

Convesa mole de pagodeiro,,#
Tem lá suas razões e certezas!.